2 Atitudes Essenciais Para Construir Inovação Na Sua Empresa

A inovação sempre foi um dos principais motivos de competitividade entre as empresas; mas nos últimos anos, ela se tornou ainda mais necessária. A globalização e o avanço da tecnologia abriram caminhos para uma série de novas empresas altamente inovadoras - chamadas de startups. E essas empresas estão alterando profundamente a concorrência no mercado.

Mas diante desse cenário de alta competitividade, muitos empresários se questionam: como construir uma inovação no seu negócio? Para responder a este desafio, listamos duas atitudes essenciais para o empresário.

1ª ATITUDE - Entenda o DNA da sua empresa

Cada empresa possui uma história, uma diferenciação e uma série de competências que a tornam única, que é o que chamamos de DNA. Ao descobrir esse DNA, a empresa tem a possibilidade de construir uma inovação que realmente represente a sua marca, criando conexão com o seu público.

Por exemplo, a famosa marca MC Donald's tem no seu DNA a velocidade como uma das principais características. Em qualquer loja da marca no mundo, os seus clientes fazem o pedido e recebem o lanche em poucos minutos. Essa característica também é trabalhada em todas as outras submarcas do negócio - como o Mc Café que são as cafeterias do grupo. Ou seja, toda vez que a MC Donad’s desenvolve uma inovação, o atendimento rápido precisa estar presente

2ª ATITUDE - Entenda as transformações do mundo e as suas oportunidades

É essencial que os empresários estejam com uma antena ligada diante das transformações do mundo - elas irão mostrar as mudanças dos hábitos do consumidor e o caminho das novas oportunidades.

Por muitos anos, as filas de espera nos bancos foram uma grande dor de cabeça para os clientes. Mas com o avanço da tecnologia, esse conhecido problema começou a se transformar numa grande oportunidade. E foi exatamente isso que as novas start ups financeiras enxergaram ao criar os aplicativos para celular: um atendimento sem fila. Com essa inovação, Nubank e novos bancos conseguiram crescer e ser competitivos frente aos bancos centenários.

Artigo criado por Bruno Henrique (agência BH11)  e Maria Jerônima (agência S-9 MKT).