CDL Santa Vitória: soluções e parcerias para fortalecer os negócios locais

Santa Vitória está localizada na região do Triângulo Mineiro e possui atualmente uma população de cerca de 19.500 habitantes. O próprio brasão do município já traduz um pouco de sua história, com a representação das principais riquezas da região:  a figura da cabeça de um bovino, mostrando a grande produção da pecuária, tanto de corte como leiteira, inclusive nos dias atuais; os fios e postes de energia elétrica, representando a Hidrelétrica de São Simão, responsável por abastecer cerca de 6 milhões de residências; o peixe, grande fonte de alimentação e renda para muitos moradores; e as culturas de arroz e milho, que na época da fundação da cidade eram as maiores plantações cultivadas localmente, hoje podendo ser comparadas às lavouras de cana de açúcar.

Os setores de comércio e serviços também desempenham um importante papel na economia da cidade, sendo responsáveis por 44% dos estabelecimentos locais e por 27% dos postos de trabalho. E atuando para representar os empresários do município está a CDL Santa Vitória, uma entidade jovem, fundada em 2012 e que, juntamente com a Associação Comercial e Industrial do município, vem trabalhando para fomentar os negócios locais.

Para o presidente da entidade, Adãonete Rodrigues de Aquino, os desafios encontrados em sua gestão são também seus principais objetivos. “Queremos aumentar o número de associados e também ampliar a oferta de parcerias e soluções. Nosso objetivo é fazer da CDL uma referência para os empresários do município”, afirma.

Segundo o dirigente, atualmente a CDL Santa Vitória oferece as seguintes soluções aos seus associados: análise de dados e créditos SPC Brasil; Certificação Digital Maxi; Central de seguros; economia de energia com a Sou Vagalume; linhas de financiamento BDMG; parceria com o Sebrae; recuperação de crédito Cobonline; plano odontológico (Uniodonto); software para varejo; assessoria jurídica e campanhas de valorização do comércio.

“Nesta semana teremos uma reunião com o Sicoob para tratarmos de uma nova parceria. Desde que assumimos, temos buscado reforçar as parcerias já existentes e estabelecer novos contatos, com vistas a construir novas soluções para os associados e, assim, ampliarmos nossa representatividade”, ressalta Adãonete Rodrigues.

E por falar nisso, o presidente afirma que a entidade possui uma boa relação com o poder público local e que tem buscado ainda mais aproximação. “Atualmente temos dois diretores que são também membros dos conselhos municipais de desenvolvimento econômico e de habitação. A proximidade com o poder público é de extrema importância para lutarmos por nossas pautas, ampliarmos nossa representatividade e, assim, contribuirmos com a melhoria do ambiente de negócios e o desenvolvimento, não apenas do comércio, mas de todo o município”, finaliza.