Black Friday: A maioria dos comerciantes brasileiros não planejam data com antecedência

Levantamento realizados nos últimos anos mostra que a grande maioria dos lojistas no Brasil (85%) pretende participar da data comemorativa do comércio. Entretanto, pouco menos da metade deles (40,9%) afirma que se planeja com antecedência para a data.

Dos entrevistados, entre micros, pequenas, médias e grandes empresas de diversos setores de vendas, apenas 6% revelam que os preparativos começam desde a Black Friday do ano anterior. Já 14,9% afirmam que começam a se planejar nos meses de julho e agosto e 11,9% das lojas afirmam se preparar no mês anterior à Black Friday.

As expectativas para a data, entretanto, são altas. Para 43% destes comerciantes entrevistados, a expectativa é aumentar as vendas entre 10% e 30% em comparação com 2021; já 26,9% esperam subir o faturamento entre 30% e 50%, enquanto que 9% planejam elevar as vendas em até 10% em relação ao ano passado.

Apenas para 14% dos lojistas pesquisados, a Black Friday não será implementada em suas lojas. Dentre os principais motivos, 45,5% apontam que as margens que praticam não permitem dar descontos e 18,2% não tem aderência com os produtos/serviços que oferecem ou não observam vantagens para o faturamento.

E você? Já sabe como aproveitar a data para vender mais? Listamos algumas estratégias que vão te ajudar.

1) Prepare-se para o aumento da demanda: Se você deseja vender mais durante a Black Friday, precisa garantir que o seu negócio estará preparado para o aumento da demanda: certifique-se de que o estoque dos produtos que entrarão em promoção esteja bem abastecido e, a sua equipe de vendas, apta a atender mais clientes.

2) Não ofereça descontos “maquiados”: No Brasil, durante a Black Friday algumas empresas não concedem ofertas muito atrativas ou vendem produtos e serviços com os valores originais como se fossem descontos. Graças a essa prática, a data chegou a ser apelidada pelos consumidores como “Black Fraude”, e agora os clientes estão ainda mais atentos aos preços. Lembre-se: além de não atrair o público, falsos descontos podem ser prejudiciais à reputação do seu negócio.

3) Invista em divulgação on-line: Vídeos e anúncios digitais estão em alta. Que tal aproveitar essas tendências? O seu comércio já está sendo visto na internet? Mantenha o site e redes sociais do seu negócio atualizados e aproveite esses canais para anunciar suas ofertas ao público.

4) Planeje a sua campanha: Já parou para pensar que a Black Friday pode ser o seu primeiro contato com muitos clientes? Então não perca tempo! Planejar com antecedência é importante para que qualquer ação funcione, então, capriche na sua campanha e comece a organizar suas ideias. Sobre quais produtos você pretende oferecer desconto? E quanto pretende baixar os preços? Já sabe como vai divulgar as promoções e qual público pretende atingir? Chegou a hora de se preparar!

5) Trabalhe com os produtos mais desejados: A Black Friday é uma das datas mais importantes para o varejo, e muitos consumidores passam o ano inteiro esperando que ela chegue para comprar coisas que desejam muito. Um dos maiores erros dos comerciantes é aproveitar a ocasião para simplesmente diminuir os preços de produtos encalhados no estoque, pelos quais ninguém se interessou.

Se você realmente quer atrair novos clientes e fidelizá-los, use a Black Friday para oferecer o que a sua empresa tem de mais interessante. Nesse período, muitos comércios estão preparando ofertas atrativas, e se você não fizer o mesmo, vai acabar ficando para trás.

Fonte: ItFórum e ACPS